terça-feira, 26 de março de 2013

A CARROÇA



A EMEEF Prof. Elyseu Paglioli é uma escola especial  que atende pessoas com deficiência intelectual. A Turma CM2 é uma turma de jovens adultos de 15 a 21 anos que estão em diferentes níveis de alfabetização. Ali, tudo é pretexto  e motivo para se converter em escrita.  E a construção dos alunos Alex, Dionata e Tiago na aula de Artes  foi um desses  casos.  




A professoa Marcia Wander conta como tudo começou.
“No primeiro dia de aula três alunos da turma se reuniram e se propuseram a realizar um trabalho em conjunto. A partir de materiais existentes na sala de aula foram articulando ideias e hipóteses e decidiram construir uma carroça, a qual faz parte da vivência de um dos alunos.
Até o momento  tivemos três aulas, onde o grupo se envolveu no processo de construção e pintura, usando materiais não muito comuns no dia-a-dia das aulas de artes (serrote,martelo, pregos, etc). Eles demonstraram extrema habilidade  e familiaridade com essas ferramentas.”


Ao retornar para a sala de Aula, a professora Elaine Tavares propôs que Alex e Dionata descrevessem  como foi o processo de criação vivido para construir a carroça. Alex está em um nível bem inicial de construção da escrita. Conhece as letras e está começando a discriminar o valor sonoro delas, mas sua competência  não vai além da escrita de palavras com  sílabas simples. Entretanto,  é super articulado nas ideias. Foi ele que construiu “o texto” na cabeça  e o ditou para Dionata, que já tem uma competência bem maior na escrita, apesar de cometer alguns erros  ortográficos. Alguns foram apontados pela professora, outros permaneceram no texto.  A estrutura frasal ficou como foi concebida pelos alunos.
Interessante destacar que, apesar de estarem presente só Alex e Dionata na aula em que foi escrito o texto, eles naturalmente escreveram o nome do Tiago porque este participou do processo de cosntrução da carroça.
Abaixo, segue o texto escrito por eles. 


Este é um exemplo interessante  de como se trabalha em parceria na Escola Elyseu Paglioli, em benefício dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário